Contribuir para a inclusão digital de profissionais da eduacação, buscando familiarizá-los, para a utilização significativa de recursos de computadores (Softwares Livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Carga Horária:
40 horas
4 horas semanais: 2 horas presenciais ( podendo ocorrer alteração) e 2 horas a distância
UNIDADES
O Curso contém 8 unidades:UNIDADE 1: TECNOLOGIA NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
UNIDADE 2: NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE
UNIDADE 3: COMUNICAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR: CORREIO ELETRÔNICO
UNIDADE 4: DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO, NETIQUETA
UNIDADE 5: ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTO (WRITER)
UNIDADE 6: APRESENTAÇÃO PARA NOSSAS AULAS (IMPRESS)
UNIDADE 7: CRIAÇÃO DE BLOG
UNIDADE 8: SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS
AVALIAÇÃO
Será feita com base na frequência do aluno durante o curso (mínimo de 75%) e mediante a atividades práticas. Ao término do curso será realizada uma avaliaçao de desempenho do aluno e outra referente ao desenvolvimento do curso.
OBS: Agendamento para orientações, tira dúvidas, apresentação de atividades será em acordo com o professor formador e o aluno.
OFICINA PARA PROFESSORES FORMADORES
A oficina foi realizada em etapas
1ª etapa (Período: 22 a 30 de Abril): Estudo e planejamento das ações à serem desenvolvidas na formação
Estudo e análise do material do Cursista, módulo a módulo para elaboração do projeto do curso e montagem do cronograma das atividades a serem desenvolvidos. Nesse momento também foi feito um levantamento de material necessário e providencias a serem tomadas para que o curso ocorresse sem maiores problemas como: desbloqueio das URLs necessárias, busca de alternativas para criação de fóruns, chats e outras ferramentas, já que não tínhamos o CD para simular a navegação na Internet. Com base no cronograma o grupo desenvolveu uma série de oficinas como proposta a serem analisadas pelos formadores.
2ª etapa (Período: 05 à 09 de Maio): Reprodução do material de apoio ao formador como: apostila, CD, cronograma do curso, relação de alunos matriculados, modelo de relatório, perfil do curso
3ª etapa (Período: de 14 a 16/05/2008) : Execução da oficina para professores formadores.
Local: auditório e Laboratório de Informática.
PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA
14.05.2008
manhã (carga horária de 2h)
Apresentação do curso Introdução à Inclusão digital.
Apresentação das turmas com seus respectivos formadores (tabela contendo a escolas que o formador deveria atuar e o nº de alunos por turma).
Entrega do material do curso. (DVD, proposta de cronograma de atividades
Apresentação do material do curso (apostila, DVD, cronograma de atividades)
tarde
Tira dúvidas do ambiente Linux (2h).
Navegação e pesquisa na Internet (Youtube, slidshery) (2h).
15.05.2008
manhã (carga horária de 2h).
Criação de e-mail no gmail
Criação de Fórum no google.
15.05.2008
tarde (carga horária de 4h).
Elaboração de um blog.
16.05.2008
manhã (carga horária de 4h)
Avaliação das oficinas e conclusão do cronograma proposto.
Obs.: a avaliação e conclusão do planejamento do cronograma foi feito com a participação de todos os envolvidos nas oficinas.
7 comentários:
Deu-se início no dia 19/05/08, o Curso de Introdução a Educação Digital na capital Boa Vista, e em outras duas cidades: Caracaraí e Mucajaí. O curso está sendo oferecido pelo PROINFO/RR, para professores e gestores da rede estadual de ensino, com carga horária de 40 horas. As aulas estão sendo ministradas no Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE e algumas escolas estaduais, por professores multiplicadores e coordenadores de laboratório de informática.
O curso estimula professores e gestores escolares a desenvolver atividades significativas usando as ferramentas tecnológicas do pacote Linux Educacional, proporcionando ainda a familiarização e a motivação dos
cursistas para utilizar o computador e seus aplicativos, bem como os recursos disponíveis na internet na sua prática pedagógica diária no ambiente escolar.
Abraço
Profª Zélia Araújo
É importante ressaltar que o curso de Introdução a Educação Digital, é direcionado a todos os professores, mesmo áquele professor(a) que não possui conhecimento prévio, pode participar.
Rosângela
O curso de Introdução a Educação Digital, promovido pelo MEC em parcerias com o PROINFO Estadual e Undime, está sendo ofertado em todos os Estados Brasileiros, Roraima juntamente com mais oito Estados foi o primeiro a iniciar o curso desde o dia 19/05/08, que tem como público alvo Professores e Gestores das Escolas Estaduais e Municipais de Ensino.
Segundo a proposta pedagógica do curso, está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:
Formação contextualizada – significativa.
Relação ação/reflexão/ação constante.
Uso de tecnologias como meio e não como fim.
Interação dialógica com os conteúdos, cooperação na construção do conhecimento e sua aplicação prática no trabalho docente.
Surgimento na Internet de novos gêneros de textos, formas de construção e socialização de conhecimento.
O curso procura garantir aos professores e gestores escolares, oportunidades de exercício consciente e ativo de seu papel de protagonistas e interlocutores. Propõe ainda que cada um de nós mude a própria postura e o modo como utilizar o computador, seja como ambiente tecnológico, como ferramenta mental, como ambiente social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagir e trabalhar como os colegas, alunos na escola, de forma individual, em grupos e entre grupos.
Temos oportunidades e desafios de descobrir novos caminhos com o uso adequado do computador, traçando objetivos que nos possibilita a promoção de novos conhecimentos de forma significativa e inovadora no processo ensino e aprendizagem. Se a escola oferece esse recurso ao professor e aluno não é aceito a desculpa de não utilizar por não saber explorar tal ferramenta, pois várias oportunidades de cursos sobre Informática básica e avançada já foram ofertadas e continua a ferta pelo Núcleo de Tecnologia Educacional e outras instituições aos profissionais da Educação.
Abraço.
Zélia
é importante a inclusao digital
silene
E OTIMO ESSE CURSO FOI UMA OTIMA
sONIA
Este curso é muito importante para nós professores, não podemos ter medo do novo vamos superar esta dificuldade com a tecnologia.
Espero que tenha continuidade o curso de introdução a Educação Digital.
Marlene Pinho
Esse projeto é muito importante para os educadores da rede publica que muitas vezes não tem acesso a esta tecnologia nas escolas onde lecionam.
O curso facilita tanto o aprendizado tecnologico para uso pessoal quanto profissional, através de professores capacitados e dedicados no repasse de seus conhecimentos.
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