Proinfo

Proinfo - Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologias na Educação

sexta-feira, 6 de junho de 2008

PERFIL DO CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PARA PROFESSORES E GESTORES

OBJETIVO GERAL

Contribuir para a inclusão digital de profissionais da eduacação, buscando familiarizá-los, para a utilização significativa de recursos de computadores (Softwares Livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

Carga Horária:

  • 40 horas

  • 4 horas semanais: 2 horas presenciais ( podendo ocorrer alteração) e 2 horas a distância

    UNIDADES

    O Curso contém 8 unidades:

  • UNIDADE 1: TECNOLOGIA NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

  • UNIDADE 2: NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE

  • UNIDADE 3: COMUNICAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR: CORREIO ELETRÔNICO

  • UNIDADE 4: DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO, NETIQUETA

  • UNIDADE 5: ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTO (WRITER)

  • UNIDADE 6: APRESENTAÇÃO PARA NOSSAS AULAS (IMPRESS)

  • UNIDADE 7: CRIAÇÃO DE BLOG

  • UNIDADE 8: SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS



AVALIAÇÃO

Será feita com base na frequência do aluno durante o curso (mínimo de 75%) e mediante a atividades práticas. Ao término do curso será realizada uma avaliaçao de desempenho do aluno e outra referente ao desenvolvimento do curso.

OBS: Agendamento para orientações, tira dúvidas, apresentação de atividades será em acordo com o professor formador e o aluno.










OFICINA PARA PROFESSORES FORMADORES




A oficina para professores formadores da rede pública Estadual de Ensino, foi ministrado por Professores e Técnicos do NTE/RR (Núcleo de Tecnologia Educacional de Roraima), no período de 14 a 16 de Maio, e tem como objetivo central formar professores multiplicadores e coordenadores de laboratório para ministrar o curso de Introdução a Educação Digital, utilizando o programa Linux Educacional.

A oficina foi realizada em etapas

1ª etapa (Período: 22 a 30 de Abril): Estudo e planejamento das ações à serem desenvolvidas na formação

Estudo e análise do material do Cursista, módulo a módulo para elaboração do projeto do curso e montagem do cronograma das atividades a serem desenvolvidos. Nesse momento também foi feito um levantamento de material necessário e providencias a serem tomadas para que o curso ocorresse sem maiores problemas como: desbloqueio das URLs necessárias, busca de alternativas para criação de fóruns, chats e outras ferramentas, já que não tínhamos o CD para simular a navegação na Internet. Com base no cronograma o grupo desenvolveu uma série de oficinas como proposta a serem analisadas pelos formadores.

2ª etapa (Período: 05 à 09 de Maio): Reprodução do material de apoio ao formador como: apostila, CD, cronograma do curso, relação de alunos matriculados, modelo de relatório, perfil do curso

3ª etapa (Período: de 14 a 16/05/2008) : Execução da oficina para professores formadores.

Local: auditório e Laboratório de Informática.

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA

14.05.2008

manhã (carga horária de 2h)

  • Apresentação do curso Introdução à Inclusão digital.

  • Apresentação das turmas com seus respectivos formadores (tabela contendo a escolas que o formador deveria atuar e o nº de alunos por turma).

  • Entrega do material do curso. (DVD, proposta de cronograma de atividades

  • Apresentação do material do curso (apostila, DVD, cronograma de atividades)

tarde

  • Tira dúvidas do ambiente Linux (2h).

  • Navegação e pesquisa na Internet (Youtube, slidshery) (2h).

15.05.2008

manhã (carga horária de 2h).

Criação de e-mail no gmail

  • Criação de Fórum no google.

15.05.2008

tarde (carga horária de 4h).

  • Elaboração de um blog.

16.05.2008

manhã (carga horária de 4h)

  • Avaliação das oficinas e conclusão do cronograma proposto.

Obs.: a avaliação e conclusão do planejamento do cronograma foi feito com a participação de todos os envolvidos nas oficinas.

7 comentários:

NTE - RR disse...

Deu-se início no dia 19/05/08, o Curso de Introdução a Educação Digital na capital Boa Vista, e em outras duas cidades: Caracaraí e Mucajaí. O curso está sendo oferecido pelo PROINFO/RR, para professores e gestores da rede estadual de ensino, com carga horária de 40 horas. As aulas estão sendo ministradas no Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE e algumas escolas estaduais, por professores multiplicadores e coordenadores de laboratório de informática.
O curso estimula professores e gestores escolares a desenvolver atividades significativas usando as ferramentas tecnológicas do pacote Linux Educacional, proporcionando ainda a familiarização e a motivação dos
cursistas para utilizar o computador e seus aplicativos, bem como os recursos disponíveis na internet na sua prática pedagógica diária no ambiente escolar.

Abraço

Profª Zélia Araújo

Rosangela Maria Bezerra da Costa disse...

É importante ressaltar que o curso de Introdução a Educação Digital, é direcionado a todos os professores, mesmo áquele professor(a) que não possui conhecimento prévio, pode participar.

Rosângela

Anônimo disse...

O curso de Introdução a Educação Digital, promovido pelo MEC em parcerias com o PROINFO Estadual e Undime, está sendo ofertado em todos os Estados Brasileiros, Roraima juntamente com mais oito Estados foi o primeiro a iniciar o curso desde o dia 19/05/08, que tem como público alvo Professores e Gestores das Escolas Estaduais e Municipais de Ensino.
Segundo a proposta pedagógica do curso, está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:
Formação contextualizada – significativa.
Relação ação/reflexão/ação constante.
Uso de tecnologias como meio e não como fim.
Interação dialógica com os conteúdos, cooperação na construção do conhecimento e sua aplicação prática no trabalho docente.
Surgimento na Internet de novos gêneros de textos, formas de construção e socialização de conhecimento.
O curso procura garantir aos professores e gestores escolares, oportunidades de exercício consciente e ativo de seu papel de protagonistas e interlocutores. Propõe ainda que cada um de nós mude a própria postura e o modo como utilizar o computador, seja como ambiente tecnológico, como ferramenta mental, como ambiente social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagir e trabalhar como os colegas, alunos na escola, de forma individual, em grupos e entre grupos.
Temos oportunidades e desafios de descobrir novos caminhos com o uso adequado do computador, traçando objetivos que nos possibilita a promoção de novos conhecimentos de forma significativa e inovadora no processo ensino e aprendizagem. Se a escola oferece esse recurso ao professor e aluno não é aceito a desculpa de não utilizar por não saber explorar tal ferramenta, pois várias oportunidades de cursos sobre Informática básica e avançada já foram ofertadas e continua a ferta pelo Núcleo de Tecnologia Educacional e outras instituições aos profissionais da Educação.
Abraço.
Zélia

Anônimo disse...

é importante a inclusao digital

silene

Anônimo disse...

E OTIMO ESSE CURSO FOI UMA OTIMA

sONIA

Anônimo disse...

Este curso é muito importante para nós professores, não podemos ter medo do novo vamos superar esta dificuldade com a tecnologia.
Espero que tenha continuidade o curso de introdução a Educação Digital.

Marlene Pinho

celia disse...

Esse projeto é muito importante para os educadores da rede publica que muitas vezes não tem acesso a esta tecnologia nas escolas onde lecionam.
O curso facilita tanto o aprendizado tecnologico para uso pessoal quanto profissional, através de professores capacitados e dedicados no repasse de seus conhecimentos.